Loading…
teste

Infecção urinária: o que é, sintomas e como tratar

A infecção urinária é uma das infecções mais comuns, principalmente em mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a infecção é associada à bactéria Escherichia coli em cerca de 8 a cada 10 casos.


O que é uma infecção urinária?

A infecção de urina é uma condição comum que afeta o trato urinário. É causada por uma invasão de bactérias no sistema urinário e pode afetar diferentes partes desse sistema, como a bexiga, os rins e a uretra.


O que causa a infecção de urina?

Como dito anteriormente, a principal causa da infecção de urina é a invasão de bactéria pelo uretra, canal final da urina. No entanto, alguns fatores podem favorecer o surgimento da condição, tais como:

- Má higiene pessoal

- Relação sexual

- Histórico familiar

- Gestação

- Infecção hospitalar

- Doenças crônicas


Sintomas da infecção no trato urinário

Os sintomas da infecção urinária podem variar dependendo da parte do trato urinário afetado. É importante estar ciente dos sinais mais comuns, que incluem:

- Dor ou queimação ao urinar

- Necessidade frequente de urinar, mesmo com pouca urina

- Urina turva ou com odor forte

- Dor na bexiga, nas costas ou no baixo ventre

- Febre e calafrios


Diagnóstico

O diagnóstico é estabelecido por exames da urina, chamado Urina do tipo 1 – que analisa as características da urina e a Urocultura, que aponta a bactéria responsável pela infecção. O Antibiograma geralmente é feito junto com a Urocultura e mostra os antibióticos que são mais efetivos para aquela bactéria.


Infecção urinária: como evitar?

Você sabe como prevenir a infeção urinária? Algumas atitudes simples no dia a dia podem ajudar a impedir que bactérias entrem no trato urinário. Tais como:

- Aumentar o consumo de água

- Higienizar muito bem as áreas íntimas

- Urinar depois das relações sexuais

- Evitar roupas muito apertadas ou quentes

- Não segurar a urina


Tratamento para infecção urinária

Agora que você já sabe os sintomas e como evitar a infecção urinária, fique em alerta, mas lembre-se que apenas um profissional irá conseguir identificar e tratar o problema corretamente.

Em casos de urgência, procure o Pronto Atendimento 24 horas da Unimed Londrina, localizado na Rua Senador Souza Naves, 1333. A unidade funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para mais informações, entre em contato: (43) 3375-5155.